Esta perdido? Procure aqui!

AMAPE

VENHAM VISITAR A SUA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ENTIDADES PREOCUPADA COM A BACIA DO GUARIROBA

Várias entidades estiveram na tarde de hoje na Bacia do Rio Guariroba e constataram que a situação no local é preocupante devido o aumento do assoreamento। Segundo o professor Jânio Batista de Macedo, a degradação da bacia se agravou de um ano para cá e até agora nenhuma providência foi tomada para reverter a situação “Faz um ano que estivemos vistoriando a bacia e hoje podemos constatar que o assoreamento aumentou कांसिदेरावेल्मेंते. Se nada for feito, daqui alguns anos o córrego Guariroba vai secar”, afirmou.


A bacia do Guariroba é responsável pelo fornecimento de 54% do abastecimento da água de Campo Grande. De acordo com professor, vários fatores contribuíram para o aumento da erosão. “O manejo do gado na região da bacia ajudou acelerar o processo de degradação, já que os animais passam por dentro do córrego. O tráfego de veículos pesados e a plantação de eucalipto próximo do córrego também são fatores que só propiciam para destruição da área”.
As entidades que vistoriaram a região da Bacia do Guariroba irão se reunir na próxima sexta-feira, na sede da ONG Ecoa, às 18h30, com intuito de debaterem as propostas para preservação da área. Um documento será encaminhado à prefeitura de Campo Grande com todas alternativas de revitalização daquela área.

De início, uma solução que as entidades acreditam que possa resolver o problema seria a desapropriação da área da Bacia do Rio Guariroba e o transforme em um Parque de Preservação Permanente, que teria 36 mil hectares. “Com a criação do parque o local vai ser revitalizado e preservado”, afirma Jânio explicando que os 60 proprietários de fazenda que perderão parte de suas terras por conta da criação do parque serão indenizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante sentirei honrado com seu comentário e avaliações. Vai ser importante para o nosso crecimento e aperfeiçoamento. Obrigado. Prof. Jânio