Esta perdido? Procure aqui!

AMAPE

VENHAM VISITAR A SUA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Eleição da mesa diretora da CAMARA MUNICIPAL de Campo Grande MS


Longe de querer aqui ser o “advogado” do Vereador João Rocha mas, como já estive em 1996 no final daquele ano acompanhando o bloco de vereadores do PT na época, com 4 vereadores (Ojeda, Pedro Kemp, Cabo Almi e Valcir), na discussão da mesa diretora da câmara para eleger o Vereador Antonio Braga. Foi um NERVOSIMO que precisaria de papel grande para elenca-los. Outra hora falo disso.

Lembrando desse fato quero dar um “pitaco” nessa situação da última eleição da mesa diretora da Câmara de Campo Grande. Mesmo que ainda a reforma política não se “consumou” nem como pauta no Congresso Nacional, mesmo que agora a legislação esteja valendo que o mandato é do partido. Essa questão da elição da mesa diretora da Camara de Campo Grande poderia ter uma final diferente.

No entanto, nada vai acontecer tenho certeza! Os vereadores eleitos sempre negociaram e discutem a construção dos “cargos” na mesa diretora de forma individual como forma de projeção política. Como detentores do mandato na legislatura que se inicia qa companhar o partido nem sempre acontece. Sempre foi assim no Brasil e vai ter que mudar um dia. Espero.

As eleições das mesas nas câmaras nos mais de 5. 600 cidades passa pelo interesse primeiro do Prefeito eleito. Isso é “vero” como os cabelos que estão caindo da minha cabeça.

O Prefeito eleito em Campo Grande se empenhou na eleição do Paulo Siuffi de forma extraordinária, o resultado foi à votação que teve. Pode conferir! Outros candidatos que aguardavam uma “migalha” da atenção do candidato a Prefeito no processo eleitoral, ficou a “ver” navios e o barco afundou como é o caso de alguns que achavam que a eleição estava garantida! Então, ao final do pleito o candidato a presidência da Câmara estava na cara que seria a vontade do prefeito: PAULO SIUFFI.

Não só por que é primo mas, por que está nele também estabelecido um novo projeto de hegemônico de poder parte desse do grupo que hoje comanda o estado e a capital. Embora o PMDB esteja "em todas" o que é temeroso, a eleição do PAULO SIUFFI, foi um empenho do Prefeito mesmo que arquitetado na sobra.

Do outro lado tinha um grupo dos "insatisfeitos" com a condução do poder na capital. Talvez pela falta de atenção do prefeito em não atender os vereadores ou acomodar seus interesses. Fizeram então a tentativa. Arquitetaram uma chapa com muita dificuldades.

Porem, a candidatura da oposição oscilou tanto! Da noite para o dia os nomes foram dançando e os NOVATOS não queriam o "duvidoso" e muito menos começar o seu mandato sem as “graças do prefeito!”.

A Vereadora MAGALI Picarelli para não ficar no complicado nem na primeira sessão apareceu!

Conhecendo pouco o Professor João Rocha, sei que ele tem uma formação construída nos TATAMES da vida como JUDOCA. No Judô aprende-se que o "caminho é da suavidade", o Judoca não vacila na estratégia! O Vereador João Rocha não quis apostar numa situação contrária num início de carreira como vereador, ainda mais ele que lutou vários pleitos para chegar lá!

Outro aspecto é que o Vereador João Rocha avaliou foi o quadro do PSDB, (muitos vieram de outros partidos). Considerou também a tradição da feitura e composição da eleição da mesa da câmara municipal. Levou em conta sua relação e história partidária . Não harveria um resultado como castigo algo fosse tãq severo. Analisou certamente que após a eleição da mesa ainda teria quase um mês de férias para todos. Até lá, a questão já estará esquecida.

O PSDB poderá até reunir-se. Vai ter que fazer isso. Vai acabar dando uma punição branda! Afinal, o PSDB é "aliado" do Prefeito e tudo estárá dentro de "casa". Não teremos enfrentamentos.

Como vivente político só lembro de uma situação que o partido foi prá cima do parlamentar aqui no estado. Foi a eleição da mesa na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA quando o PPS exigiu dos seus dois parlamentares eleitos não votar no LONDRES MACHADO. Era na legislatura que dava também inicio do primeiro mandato do ZECA do PT como GOVERNADOR. Esse sim empenhou muito para garantir o resultado que aconteceu.

Lembro cristalinamente o final. O deputado Estadual Londres Machado teve um voto contra! (pode conferir na ATA!). Foi o VOTO do Dep. Estadual GERALDO RESENDE.

O Dep. Estadual SANDRO FABI, PPS (na época), ficou com LONDRES que lhe garantiu a SEGUNDA SECRETARIA na mesa diretora.

O PPS se reuniu, formou COMISSÃO de ÉTICA presidida pelo então CARMELINO REZENDE e, por unanimidade votaram pela EXPULSÃO do Dep. Estadual SANDRO FABI.

Ele foi informado do resultado FINAL, adiantou rapidamente a sua mudança de partido. Foi para o PSB.

Na eleição ELEITORAL seguinte o Dep. Estadual Sandro Fabi para ironia do destino, não se reelegeu! No caso do Vereador JOÃO ROCHA, um grande SENSEI, faixa CORAL sétimo DAN, graduadissimo na historia do judô do estado não vai passar por situação adversa por que nesse TATAME ele não tem adversário. Ele sabe disso!

O PSDB vai ficar como sempre em "CIMA do MURO" como é a pecha peculiar que o partido carrega desde a sua fundação. Vamos agora acompanhar a evolução dos fatos!

Professor Jânio Batista de Macedo – aposentado, Presidente da AMAPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante sentirei honrado com seu comentário e avaliações. Vai ser importante para o nosso crecimento e aperfeiçoamento. Obrigado. Prof. Jânio