Esta perdido? Procure aqui!

AMAPE

VENHAM VISITAR A SUA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

UNEMAT - QUEM NÃO AJUDA SAI FORA!


Cacerense de chapa e cruz, aposentado, venho regularmente quatro vezes por ano em Cáceres MT, lugar onde nasci, para conviver com meus parentes e amigos. Como cidadão, acompanhei desde o inicio da fundação da UNEMAT, sua historia e todo o começo da estruturação dessa importante entidade educativa. Nela trabalhei por alguns anos. O que ocorre nessa Universidade é uma miopia política de pura visão de pessoalidade maquiavélica do qual vejo se digladiar por algum tempo, desde o inicio do mandato do Prof. Taisir Karim o qual conheço desde guri. Quem conhece o Prof.Taisir sabe de sua dedicação pela UNEMAT. Soube articular sua chegada a reitoria no primeiro mandato e sua reeleição foi tranqüila por que seu trabalho o credenciou nessa empreitada. Esse grupo que se intitula como oposição é um amontoado de aventureiros que por aqui chegaram, até com merecida entrada pelo concurso publico, porém, são pessoas que não conseguem enxergar além do umbigo.

Com certa penetração na comunidade estudantil, hora como professores ou via sindicato promovem barulho sem eco. Li alguns Boletins da ADUNEMAT e os e-mail que chegaram até a mim. Fiquei estarrecido com a linguagem de baixo nível, uma escrita carregada de preconceitos e a linha de conduta dos textos mostrando que são os donos do conhecimento! Colocam a comunidade acadêmica como acéfala! A diretoria sindical como os únicos intelectuais da verdade. Fui fazer umas pesquisas e vi que alguns dirigentes sindicais não têm nenhuma produção acadêmica que viesse contribuir com a UNEMAT. Utilizam de uma política nefasta de plantio de inverdades, cavam situações para provocar instabilidade interna e até externas com um único objetivo: se credenciar com lideranças, objetivando a chegada ao controle da UNEMAT.

Parte da comunidade acadêmica nesse ponto fica como massa de manobra. Tenho conversado com o Prof.Taisir, tenho falado com os acadêmicos, tenho me informado absolutamente de tudo e vejo que essa situação prejudica o andamento de uma entidade que deve merecer por parte de todos uma atenção mais generosa; de unidade, de carinho, de zelo para o próprio crescimento da universidade que é para cada um dos 141 municípios onde está instalada. Para o estado a UNEMAT é o maior centro semeador de formação e pesquisa interiorizada, de qualificação profissional que ajuda a alavancar o Mato Grosso.

A dialética que os dirigentes sindicais promovem internamente, intenção dessa dita oposição, não vai dar em lugar que não seja a inimizade, a desconfiança, o esvaziamento de condições que poderiam fazer avançar a unidade educativa. Essa turma tem um modo doentio de fazer política! Demonstram superficialidade nas criticas colocando em risco o verdadeiro papel da estrutura sindical dentro de uma entidade universitária e, se mostrarmos essa conduta desequilibrada a nível nacional, ficará nítida o ridículo que estão fazendo com um instrumento de luta que é o sindicato. Poderia ter a ADUNEMT ter muitos filiados e não estaria na condição que está hoje. E bom lembrar, muitos filiados, os que me falaram, ainda estão na condição de filiados por conta do convenio da UNIMED. Fiquei preocupado com a questão. No meu entender o papel do sindicato deve em primeiro lugar primar pela luta dos benefícios coletivos e não utilizá-lo como instrumento de luta pessoal visando ascensões de cargos individuais ou espaço de poder. É a analise que faço sobre o material que chegou até meu conhecimento.  


Mesmo assim o Reitor tem demonstrado nessa diversidade que a UNEMAT está crescendo! Criação de cinco mestrados institucionais sem contar com os avanços de infra-estruturas em todos os campi da universidade. Mas nosso assunto não é esse neste momento. Para quem tem noção e conhecimento sabe do trabalho coletivo da  administração do Prof. Taisir!

Sua determinação é de preparar a UNEMAT para o futuro! Sua trajetória como educador já deixou na historia desta instituição a marca de sua administração. (não tem como apagar os avanços universidade do povo mato-grossense)  Os poucos míopes políticos do quadro interno da UNEMAT que quase nada produziram para a edificação da instituição tentam até fora da universidade angariar simpatia no quadro político e nesse caso até com algum Deputado Estadual que aproveita para se enfiar na situação com objetivo de vincular a sua ação parlamentar com a falsa preocupação sobre a UNEMAT. Nesse caso basta pesquisar as ações do parlamentar dito representantes da Unemat e não encontrei nenhum projeto que beneficiasse efetivamente a UNEMAT, a não ser o empenho e o seu grande interesse pessoal de eleger a sua candidata (uma professora da UNEMAT), à reitoria. Candidatura que não decola por conta de que o parlamentar em questão é da mesma sigla e ocupa o cargo como suplente! (coisas da política, cheio de  acordos). Vejo que a grande maioria da comunidade acadêmica e a própria sociedade já viram esse filme antes! Todos nós devemos fazer a uma reflexão mais aprimorada. Se bem que a tida oposição tem dificuldades de fazer isso fora de uma mesa de bar.

Há necessidade de criar uma discussão que não seja essa carregada de estrelismo, de pessoalidade, de um sindicalismo tupiniquim que fabrica fofocas... Precisamos de uma visão ampla, apontando para um projeto inovador de construção e consolidação da UNEMAT que necessita de todos para avançar num futuro que a instituição merece, a sociedade sabe que esse é o único caminho. Todos ganharão com isso! O grupo que administra a comunidade acadêmica, a sociedade local onde a UNEMAT está instalada. A população sabe que esse é o caminho! O episódio sobre o CONCURSO PÚBLICO acompanhei par e passo. Dou parabéns ao Governador do Estado que trouxe para si a responsabilidade, construiu uma interlocução séria com o Reitor e apostou na Instituição que é referencia na sua administração. Os plantadores da instabilidade ficaram fulos de raiva com a costura política sadia que determinou o fim do episódio e apontou para a solução correta. A UNEMAT é a protagonista na condução deste processo!  Não sei se essa turma que se diz oposição vai ter a grandeza e capacidade de fazer reflexão correta de suas articulações nefastas. Acho que está na hora de mudar o comportamento. Creio até que se eles começarem a valorizar 10% dos neurônios que não foram queimados, vão conseguir! (A ADUNEMAT já foi queimada. Não sabemos até hoje o real motivo da queima dos documentos do sindicato...), mas, se diminuírem a conversa de botequim, a cachaçada creio que vão conseguir! Numa instituição acadêmica para ser oposição o que acho salutar, precisa ter mais qualificação nas intervenções, nos materiais que publicam. Tudo nesses caso depende de quem está na condução desse processo. Agora, uma coisa é certa: na UNEMAT quem não está a fim de ajudar, sai fora!

Prof. Jânio Batista de Macedo - Aposentado
Ex-Professor de História da Educação da UNEMAT   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante sentirei honrado com seu comentário e avaliações. Vai ser importante para o nosso crecimento e aperfeiçoamento. Obrigado. Prof. Jânio