Esta perdido? Procure aqui!

AMAPE

VENHAM VISITAR A SUA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

quarta-feira, 24 de junho de 2009

NO CONJUNTO HABITACIONAL OITI PROBLEMAS A VISTA


O grande problema dos projetos de habitação popular com verbas dos governos é que a maioria deles na elaboração do projeto não acontecem as discussões com os segmentos do município em relação à EDUCAÇÃO, TRANSPORTE, SAUDE, LAZER, SEGURANÇA, ASSISTENCIA SOCIAL e MEIO AMBIENTE.

O PROJETO é elaborado com a atenção focada na moradia. Os gestores públicos entregam o conjunto habitacional deixando a desejar quanto às políticas públicas de atendimento relacionado à EDUCAÇÃO, TRANSPORTE, SAUDE, LAZER, SEGURANÇA, ASSISTENCIA SOCIAL e MEIO AMBIENTE...

O CONJUNTO RESIDENCIAL OITI - tem no seu projeto aproximadamente 890 casas. Foram entregues no dia 19 de Junho/2009, 208 moradias. Os moradores à medida que se instalarem nas suas novas residências deverão se inteirar do TRANSPORTE COLETIVO - nesse caso já foi elaborado com os técnicos da AGETRAN a nova rota de atendimento. A entrada de ônibus no residencial, bem como os horários e pontos para usuários. Tudo acompanhado pelos Presidentes das Associações do Residencial Maria Ap. Pedrossian e Vivenda do Parque. (Até aí tudo bem...).

Quanto a Educação, Saúde, Lazer, Segurança e a Assistência Social os novos moradores vão ter que buscar soluções no residencial vizinho: Residencial Maria Aparecida Pedrossian! Quem sofre com tudo isso são os USUÁRIOS da Unidade de Saúde de Assistência Básica à Família. O serviço já está carente de servidores, a estrutura predial carece de reformas urgentes. Temos uma demanda considerável! O que vem pela frente serão as enormes filas para atendimentos e falta de médicos! O Prefeito já nos respondeu dizendo que a ação da SESAU só vai acontecer após o conhecimento do público na sua totalidade. Só então vai iniciar o projeto de construção de uma nova unidade de saúde para os novos moradores! A ação pública sempre vem a reboque! Consideramos aqui outro fato: com a inauguração do RESIDENCIAL FERNADO SABINO, a feitura do asfalto no JARDIM SAMAMBAIA e parte do JARDIM PANORAMA, aconteceu à vinda de novos moradores principalmente do RESIDENCIAL SAMABAIA. Muitas obras de moradias particulares foram feitas. Houve um aumento no numero de moradores nesses Bairros. Com os novos moradores do OITI o sistema SAUDE que já está congestionado até lá vai ser um caos! Desse jeito o sistema de saúde nunca é levado a sério!

Da mesma forma será a Educação Escolar. Quanto ao CEINF nem mesmo os dois que existem na região, PANORAMA e MARIA AP. PEDROSSIAN não conseguem atender a demanda. Essas duas unidades precisam de ampliações para “ontem”! Quando chegarem os novos moradores do OITI certamente necessitarão desse atendimento. Até pensar numa nova obra a situação vai carecer de muita mobilização popular para que o beneficio aconteça.

A SEGURANÇA e TRANSPORTES COLETIVOS deverão no compasso das necessidades adaptar conforme a exigência popular. Outro aspecto que nos preocupa num residencial desse porte é a não realização da construção de uma PRAÇA. Esse benefício é a garantia do esporte, do lazer e a convivência com o MEIO AMBIENTE. Nesse caso, já está na hora dos LEGISLADORES elaborarem leis que garantam na entrega de um residencial essa infra-estrutura, assim os moradores terão a garantia da qualidade de vida.

No planejamento do CONJUNTO OITI não aconteceu à preocupação com o projeto de IMPACTO AMBIENTAL. Por se tratar de uma área no limite do APA LAGEADO a obra causou um estrago sem precedentes. Tanto é verdade que no local da obra, era uma área que estava intrinsecamente ligada ao APA LAGEADO. Nem mesmo o Conselho Gestor desse APA foi convocado para dar o aval ou mesmo conhecer a obra (!) Todo fluxo das águas pluviais que desciam lá do JARDIM NOROESTE e do BAIRRO VIVENDAS do PARQUE entrevam naturalmente nessa área onde é hoje o OITI. Nessa área ambiental existe uma das importantes nascente. Era comum os moradores mais antigos pela manhã ou no entardecer conviverem com o fluxo de animais que vinham até uma das nascentes. Hoje é raridade os animais aparecerem. Com as obras da terra Planagem, alterou tudo. As ultimas chuvas de 15 de dezembro de 2007 fizeram os técnicos da obra dobrarem o esforço para corrigir o grande estrago que ocorreu não só na obra de canalização da águas pluviais, como na CABECEIRA do APA LAGEADO. A agressão ambiental foi tão grande que qualquer leigo avalia que tudo ocorreu por conta da falta de planejamento e conhecimento da área ambiental.

Denunciamos o fato. Foi preciso a intervenção no MINISTÉRIO PUBLICO ESTADUAL para que fosse feita a recuperação da área do APA LAGEADO concluída agora no mês de maio/2009. Mesmo assim os serviços realizados deixaram a desejar por que numa avaliação superficial os SERVIÇOS REALIZADOS não vão suportar uma chuva acima de 35 mililitros conforme foi à última do mês de junho deste ano. A ultima chuva no inicio do mês de Junho/2009 já deixou estrago na obra realizada.

Alertamos novamente a PREFEITURA MUNICIPAL, ao GOVERNO do ESTADO e a CAIXA ECONOMICA FEDERAL: O APA LAGEDO necessita de um CUIDADO ESPECIAL. Esse MANANCIAL ecológico é responsável pelo abastecimento de mais 26 BAIRROS de nossa capital. Todo e qualquer projeto de manejo deve ser discutido amplamente. O Conselho Gestor do APA LAGEADO precisa ser acionado para aprovar qualquer intervenção humana na área. Alias, esse Conselho necessita ser ampliado incluindo as representações dos residenciais que circulam a importante área ambiental.

Outro aspecto que vamos verificar vai ser o comportamento dos empresários dos POSTOS DE COMBUSTÍVEIS e dos “PESQUE & PAGUE” da nossa região. Averiguar se já terminaram instalações conforme prevê a lei do Meio Ambiente. Existe um prazo e precisamos checar o cumprimento dessa demanda na lei. Só para refrescar a memória, no mês de abril de 2009, os moradores dos 26 Bairros denunciaram aos meios de comunicações e a Empresa AGUA GUARIROBA o problema da alteração na água potável. Foi comprovados o gosto forte e coloração escura na água potável - causando repulsa por parte dos moradores que tiveram inclusive que gastar com a limpeza da das suas caixas d`Água por conta dessas anormalidades.

Outro problema que ainda continua é com o proprietário das VACAS (!) Esse ser humano insiste em fazer o manejo de seus animais na área do APA. É o fim da picada! A Secretaria do Meio Ambiente finge que não sabe. Permanece inerte diante da questão. Será por que o proprietário é assessor de vereador na base de sustentação do Prefeito? Por aqui já ouvi de morador que prometeu atirar sem dó nesses animais caso a situação persistir. Aliás, no ano passado uma vaca foi à morte com um tiro certeiro. Deu trabalho retirá-la da área! Os Moradores que fazem a caminhada matinal pelo asfalto nas margens do APA (extensão da Avenida Marinez de Souza) denunciam que as vacas continuam na área.

Estamos cumprindo o nosso papel de “controladores sociais” alertando a comunidade e as autoridades quanto aos problemas que necessitam de ações políticas imediatas. Alertamos para que mais tarde o estrago não seja maior e o prejuízo não venha causar espanto para todos. Como diz o velho latim: “homias tempus habet... ”Para cada coisa tem seu tempo”. Chegou a hora das autoridades responsáveis se mexerem. Não podemos aceitar as coisas como estão!

Prof. Jânio Batista de Macedo - Presidente da AMAPE –Associação de Moradores do Resd. Maria Ap. Pedrossian. E-mail: janiomacedo@bol.com.br

Um comentário:

  1. O residencial oiti só vai trazer prosperidade economica para a região com a chegada dos novos moradores não problemas, por que com mas moradores reivindicano juntos os orgãos publicos vão olhar com outros olhos os problemas.

    ResponderExcluir

Caro Visitante sentirei honrado com seu comentário e avaliações. Vai ser importante para o nosso crecimento e aperfeiçoamento. Obrigado. Prof. Jânio